Comportamento

Rubicão: como ajudar a criança na crise dos 9 anos

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Aos 9 anos, acontece um importante período de transição para a criança. Além de se sentir mais insegura, ansiosa, fica mais desafiadora e questionadora em relação ao mundo ao seu redor. Conhecida como “Rubicão”, essa fase vem antes da pré-adolescência e é marcada por profundas transformações.

Ou seja, nesta etapa da vida, é comum que os pais se deparem com uma criança que expressa suas opiniões e questiona o que lhe é imposto.

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do Colégio Marista Anjo da Guarda, Celize Ogg, lembra que essas mudanças acontecem após os 7 anos, o primeiro setênio da criança, fase de formação básica da personalidade.

“A partir dessa idade, ela começa a ser um agente mais ativo na sua leitura de mundo. É quando a criança começa a dialogar com mais consistência, participa ativamente dos diálogos, argumenta e traz críticas mais exacerbadas”, ressalta.

Portanto, o apoio dos pais é fundamental para que essas transformações se tornem mais tranquilas. Primeiramente, os pais devem focar no diálogo. Algo que pode ajudar é contar para o filho quais foram as questões que os próprios pais passaram nesta idade.

“É importante que elas sejam ouvidas e acolhidas, sem deixar de estabelecer limites, o que é fundamental para o desenvolvimento saudável”. afirma Celize.

Lembre-se de que a “crise dos 9 anos” é uma fase normal do desenvolvimento infantil e, embora possa ser desafiadora para a criança e para os pais, com apoio adequado e compreensão, pode ser superada de forma positiva.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar os pais a lidarem melhor com as transformações do rubicão:

Ofereça apoio emocional: é importante que a criança se sinta ouvida e compreendida. Certifique-se de que ela saiba que você está disponível para conversar sempre que ela precisar. Escute atentamente seus medos e preocupações, mostre empatia e valide seus sentimentos.

Estimule a independência: essa fase muitas vezes traz um forte desejo de independência e autonomia. Encoraje a criança a tomar decisões simples, como escolher o que vestir ou o que comer, para ajudá-la a se sentir mais confiante e capaz.

Ofereça desafios: a criança pode estar buscando novos desafios para superar, seja na escola ou em atividades extracurriculares. Considere oferecer novas oportunidades para a criança aprender e crescer, desde que estejam dentro de seus interesses e habilidades.

Comunique-se com a escola: se a criança está enfrentando dificuldades na escola, converse com os professores para que possam atuar juntos para oferecer o suporte necessário para a criança.

Mantenha uma rotina estruturada: as crianças se sentem seguras e confiantes quando têm uma rotina estruturada e previsível. Portanto, tente manter uma programação regular para as refeições, tarefas domésticas e atividades extracurriculares.

Busque ajuda profissional: Se a criança parece estar lutando com emoções intensas ou comportamentos difíceis de lidar, pode ser útil procurar ajuda de um profissional especializado em crianças e adolescentes.

Logo, a “crise dos 9 anos” é uma fase normal do desenvolvimento infantil e, embora possa ser desafiadora para a criança e para os pais, com apoio adequado e compreensão, ela pode ser superada de forma positiva.