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Segundo Idioma: como estimular sua aprendizagem nas crianças?

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Ter fluência em uma língua adicional, há muito anos, deixou de ser considerado um luxo para poucos e vem cada dia mais sendo algo essencial para o atual mercado de trabalho globalizado e conectado no qual estamos inseridos. 

Mas os benefícios estão longe de se restringirem ao aspecto profissional. Dominar outro idioma também tem impactos sobre aspectos fundamentais, como a saúde do indivíduo, retardando doenças degenerativas, por exemplo, além de proporcionar benefícios cognitivos e sociais

Com a intenção de expor os filhos a tais vantagens desde as mais jovens idades, é crescente o número de pais e responsáveis em busca de escolas bilíngues e cursos de idiomas que ofereçam uma metodologia ativa e que respeita o processo de alfabetização na língua materna. 

Neste texto, vamos apresentar os reais benefícios da língua adicional para as crianças e como selecionar a escola adequada, que permita a melhor experiência de aprendizado

Por que é tão importante aprender outro idioma quando criança? 

Aprender a se comunicar com fluência em uma língua adicional ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança. Trata-se de um processo que resulta na melhora de sua comunicação tanto no âmbito da fala como na socialização com outras pessoas. 

Nesse sentido, há estudos que indicam que o aprendizado melhora a capacidade de concentração e estimula a criatividade dos jovens. Outra implicação desse processo que apareceu como resultado de investigações científicas foi a maior facilidade de crianças bilíngues para se adaptar a mudanças sociais. 

Além disso, há o detalhe de que, nos primeiros anos de vida, os indivíduos estão mais inseridos em contextos de aprendizagem do que na vida adulta, quando há um natural aumento de responsabilidades e afazeres.  

Dessa forma, desenvolver outro idioma ainda criança é também uma forma de “pular etapas” e facilitar a lógica de organização do tempo para a pessoa no futuro. 

Mas toda criança terá facilidade em aprender uma língua adicional? Não exatamente. Nada na vida é uma equação exata, mas a probabilidade é superior à de um adulto, por exemplo. 

Isso ocorre exatamente pela diferença do tempo dedicado nessas etapas da vida para o processo de aquisição de habilidades e conhecimentos. 

Quando é indicado para uma criança aprender uma língua adicional? 

A introdução de uma segunda língua pode ser iniciada em qualquer momento da infância. Até mesmo na chamada “primeira infância”, ou seja, antes dos 5 anos, quando ainda está se desenvolvendo o aprendizado do idioma nativo do indivíduo. 

Mas meu filho não precisa estar alfabetizado ou pré-alfabetizado para aprender inglês, espanhol ou qualquer outra língua nãomaterna? 

Não. Na verdade, a criança aprenderá a se expressar na língua adicional, do mesmo modo como vai aprender a falar o português. 

Para crianças que ainda não sabem ler e escrever, o aprendizado segue uma dinâmica lúdica, ou seja, elas desenvolvem o idioma enquanto se divertem. Para isso, são utilizados objetos, imagens,  sons e simulações de situações que fazem parte da sua rotina. 

Então, crianças acima de 5 anos terão uma maior dificuldade em aprender um segundo idioma? Não. 

Para pais que desejam aguardar um pouco mais antes de introduzir uma língua adicional no dia a dia dos filhos, não há problema algum. 

Cabe ressaltar, apenas, que, quanto mais os anos passam, maiores são as responsabilidades que acabam se acumulando e, isso, sim, pode ser um instrumento que poderá dificultar o aprendizado. 

Quais os benefícios de aprender uma língua adicional para o desenvolvimento infantil? 

Segundo especialistas, dentre os principais benefícios que outro idioma pode promover para amadurecimento e crescimento infantil, estão: 

  • Desenvolvimento da sua inteligência emocional; 
  • Melhora na comunicação verbal e na capacidade de se expressar; 
  • Melhora no aprendizado da língua materna; 
  • Facilidade em socializar; 
  • Desenvolvimento da habilidade de focar e se concentrar em tarefas diversas; 
  • Prevenção de doenças neurológicas como Alzheimer; 
  • Interesse maior pelo aprendizado e estudos. 

Uma língua adicional pode atrapalhar o aprendizado da língua materna? 

Não. O aprendizado já na primeira infância de uma língua adicional, tem efeito inverso, ou seja, melhora o aprendizado do idioma nativo, já que estimula as capacidades cognitivas do indivíduo, impactando na aprendizagem de forma geral, não somente na parte relacionada à comunicação. 

Além disso, a criança passa a observar melhor a língua materna, percebendo as diferenças, as sutis semelhanças e, a fazer analogias e comparações importantes para que o aprendizado do português se torne mais amplo e consciente. 

Como escolher a melhor escola bilíngue para o seu filho? 

Antes de matricular seu filho em uma escola de idiomas, um colégio bilíngue ou adicionar aulas a mais na carga horária regular focadas no estudo de uma língua adicional, é preciso observar o histórico das instituições. 

Peça para conhecer os recursos didáticos usados, como é a metodologia aplicada, quais recursos servem de base e apoio e, principalmente, qual é o plano de estudo a longo prazo. 

A escola não pode oferecer apenas uma carga horária sem um planejamento muito bem definido e organizado que demonstra o percurso da criança ao longo dos anos de estudo. Veja se há boas referências, quais resultados já foram colhidos e como tudo que é mostrado irá, realmente, beneficiá-la. 

Os Colégios Maristas possuem um cuidado especial em seus programas de idiomas — tanto no que diz respeito ao ensino bilíngue como aos projetos que trabalham a proficiência do inglês como foco específico

Nossas equipes atuam com total responsabilidade e ciência de que é importante respeitar cada fase da evolução do estudante para atingir o objetivo de desenvolver habilidades comunicativas e acadêmicas por meio da língua adicional. 

Tais programas fazem parte da Internacionalização Marista, programa que conta com uma metodologia própria, que desafia a visão tradicional de ensino. 

Vamos conhecer um pouco mais os programas Maristas de ensino de idiomas! 

  • Intercâmbios acadêmicos: é a possibilidade de os estudantes terem experiências internacionais culturais e acadêmicas de curta duração, durante o período de férias. Com isso, se pratica o inglês e, também, há a possibilidade de conhecer mais sobre a cultura e arte locais. Atualmente, é possível escolher instituições parceiras nos EUA, Austrália, Inglaterra e Canadá. 
  • College Counseling: um serviço de assessoria e aconselhamento para estudantes que têm o objetivo de cursar uma faculdade fora do país. Aqui os profissionais vão analisar cada situação individualmente, a fim de instruir família e estudante em como se preparar para quando o momento da aplicação chegar. 
  • High School: garante ao estudante Marista uma dupla certificação do Ensino Médio. É uma parceria junto à Way American School e pode ser iniciada ainda no 9º ano, com duração de 2 anos. Nesse sistema, o estudante cumpre os créditos das disciplinas complementares norte-americanas e o restante do currículo é validado para obtenção do duplo diploma. Seu funcionamento varia conforme questões internas de cada escola: algumas disponibilizam somente aulas virtuais, enquanto outras contam com lições presenciais. 
  • Integral Bilíngue: aqui o estudante terá um aprendizado amplo, completo e diferenciado já nos primeiros anos de ensino com total exposição à língua inglesa, inserido em um ambiente diferenciado, com profissionais qualificados e certificados, além de atividades lúdicas baseadas em propostas PBL (play-based e project-based) nas quais as crianças aprendem de forma orgânica e significativa. 
  • Marista idiomas: com metodologias atuais e ativas, os estudantes desenvolvem de modo prático as habilidades comunicativas de forma integral e integrada mediante contato constante com a língua inglesa e as culturas possíveis a partir dela. Também há diversas atividades que não se limitam à sala de aula e que proporcionam conhecimento artístico e cultural, além disso, são habilitadas para os Exames de Proficiência de Cambridge, entre outros. 

Proporcionar às crianças o aprendizado de uma língua adicional é o mesmo que abrir as portas para um universo de novas oportunidades. 

É pensar no futuro, mas também no presente dos filhos, uma vez que tal experiência beneficia seu desenvolvimento, crescimento e amadurecimento como indivíduos plurais e capazes de superar os próprios limites. 

Gostou de conhecer um pouco sobre a importância do aprendizado de uma língua adicional ainda na infância? Saiba pouco mais sobre a Internacionalização Marista