Alunos do 5º ano do Colégio Marista Arquidiocesano promovem campanha de incentivo a doações de sangue.

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Alunos do 5º ano E, do Ensino Fundamental do Colégio Marista Arquidiocesano, a partir da reflexão do tema “Empatia” nas aulas do Projeto de Intervenção Social, se sensibilizaram com a queda do número de doadores de sangue no período de pandemia. Decidiram então promover uma campanha de incentivo a doação de sangue denominada “Doe e Salve” para reabastecimento dos bancos do Hemocentro HSP/UNIFESP do Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU Unifesp).

Nas aulas, tiveram a presença da hematologista Dra. Melca Oliveira, coordenadora do Hemocentro da Unifesp, que após a explanação sobre o tema, alertou sobre o impacto negativo das doações, com o desabastecimento dos bancos de sangue da capital paulista. Com essas informações, os alunos partiram para a realização da Campanha “Doe e Salve”, tanto nas dependências do Colégio como nos locais de suas residências. Foi um sucesso!!

As doações aconteceram entre os dias 13 a 30 de setembro de 2021, com 66 doadores participantes, que, de acordo com a Dra. Melca, irão beneficiar 198 pacientes.

Crianças fazendo intervenção para um mundo melhor! Isso é Marista!

Projeto de Intervenção Social do Colégio Marista Arquidiocesano promove campanha de incentivo a doações de sangue.

A pandemia diminuiu em 10% as doações de sangue no Brasil no ano passado. A informação é do Ministério da Saúde, apresentada na primeira quinzena de junho de 2021. Em 2019, foram 3,27 milhões de doações. Já no primeiro ano da Covid-19 no país, foram 2,95 milhões.

Compreendendo a situação delicada, os alunos do 5º ano E, do Ensino Fundamental do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado na cidade de São Paulo (SP), a partir da reflexão do tema “Empatia”, se sensibilizaram com essa situação e decidiram promover uma campanha de incentivo a doação de sangue denominada “Doe e Salve” para reabastecimento dos bancos do Hemocentro HSP/UNIFESP do Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU Unifesp).

O trabalho faz parte do desenvolvimento do Projeto de Intervenção Social (PIS) da turma, uma prática pedagógica Marista que promove o diálogo e o protagonismo, permitindo entender as necessidades humanas e sociais, questioná-las e traçar caminhos para enfrentar as problematizações contemporâneas.

A hematologista Melca Oliveira, coordenadora do Hemocentro da Unifesp, alerta que a pandemia da Covid-19 teve um impacto muito negativo nas doações. “Houve um desabastecimento, não apenas em nossos estoques, mas de outros bancos de sangue da capital paulista, causando um desbalanço terrível. Precisamos de doadores, pois a conta não fecha”, explica.

As doações aconteceram entre os dias 13 a 30 de setembro de 2021, com 66 doadores participantes, que, de acordo com a Dra. Melca, irão beneficiar 198 pacientes.

Crianças fazendo intervenção para um mundo melhor! Isso é Marista!