Comportamento

Carnaval com crianças: 8 dicas para se divertir em segurança

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

O Carnaval é um ótimo momento para levar as crianças em bloquinhos de rua ou bailinhos em clubes. Além da diversão, é uma boa oportunidade de vivenciar essa festa popular e compreender sobre o brincar coletivo. Porém, para aproveitar os dias de folia, cabe aos pais alguns cuidados para garantir a saúde e segurança dos pequenos.

Logo, caprichar no protetor solar e não esquecer de tomar água são essenciais, especialmente nesta época do ano. A professora de Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, Cristina Lacerda, lembra que, assim, a diversão está garantida.

“O Carnaval permite com que as crianças vivenciem o jogo simbólico, com o uso de fantasias e incorporação de personagens que auxiliam na resolução de conflitos internos”, ressalta.

Ou seja, aproveitar o Carnaval traz muitos benefícios aos pequenos. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a segurança.

Confira 8 cuidados para aproveitar a festa com crianças:

Escolha fantasias e adereços leves

Prefira tecidos leves e respiráveis para confeccionar ou comprar as fantasias das crianças. Evite carregar demais nos adereços, que podem ser desconfortáveis e atrapalhar a diversão.

Fique atento com a aspiração de pequenos objetos 

Miçangas e contas fazem parte de muitas vestimentas de Carnaval. Se a criança é pequena, fique atento para evitar que ela aspire ou coloque objetos como esse na boca.

Tome muita água 

Especialmente no calor, é essencial garantir o suprimento de água. Portanto, leve a garrafinha e ofereça para a criança várias vezes ao longo do dia. Com a empolgação da festa, os pequenos podem esquecer de tomar água.

Não esqueça do protetor solar 

Passar protetor solar nas crianças deve fazer parte da rotina, e no Carnaval não é diferente. Portanto, escolha um fator alto de proteção (no mínimo 50), aplique o protetor antes de sair de casa e reaplique a cada 2 ou 3 horas.

Fique perto da criança

É essencial estar ao lado da criança e até ficar de mãos dadas se o lugar estiver cheio. Se precisar sair para ir ao banheiro, por exemplo, leve-a junto ou só deixe aos cuidados de quem confia muito.

Cuidado com o som alto

Evite ficar muito perto das caixas de som para não sobrecarregar o ouvido sensível das crianças. Se achar necessário, uma alternativa é colocar protetores auriculares no ouvido dos pequenos.

Identifique as crianças

Muitas crianças não sabem dizer o nome completo e o número de telefone dos pais. Uma pulseirinha ou etiqueta na roupa com esses dados é um cuidado importante. Desta forma, se ela se perder, fica mais fácil de localizá-la.

Leve um lanche saudável

Frutas, castanhas e biscoitos integrais fazem uma lancheira leve e saudável, ideal para o calor desta época do ano. Levando o próprio lanche, você garante o suprimento de energia das crianças, sem precisar recorrer a alimentos vendidos nos locais da festa.

Confira o vídeo com mais informações e dicas sobre a segurança das crianças no Carnaval: