Comportamento

Estudos: como ser um aluno acima da média

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

 

É comum se sentir pressionado diante de expectativas que envolvem o desempenho escolar. Pode parecer difícil, mas conseguir se dar bem nos estudos é possível. Vamos ver como ser um aluno acima da média pode se tornar realidade.

Para ter um melhor aproveitamento nos estudos, também é preciso sempre ampliar os horizontes com novas experiências. Por isso, tente tirar o foco da cobrança e enxergar isso como uma oportunidade de melhoria para a vida como um todo. 

Como melhorar o desempenho nos estudos?

Não há segredo, o esforço é o principal motivo que leva um aluno a se sair bem nos estudos. Assim, fica mais fácil aproveitar tudo o que a escola tem a oferecer. Nesse sentido, adotar uma rotina de estudo é importante. 

A primeira coisa a fazer é se organizar para que isso aconteça. Por isso, separe um tempo do dia para estudar e adote metodologias que auxiliam a equilibrar as demandas. Desta forma, fica mais fácil identificar prioridades e não deixar nada de lado.

A orientadora pedagógica do Colégio Marista Brasília, Ivânia Correia Cabral da Silva, lembra que se adiantar sobre as aulas do dia seguinte é uma boa estratégia. “Assim, é possível ler os conteúdos e se preparar sobre os temas da próxima aula”.

Por fim, para ser um aluno acima da média, não esqueça de separar tempo para o lazer. Afinal, já está mais do que provado que tempo livre ajuda a descansar a mente, o que contribui para uma melhor assimilação do conteúdo.

 Confira cinco dicas para criar um hábito de estudo e ser um aluno acima da média:

  1. Estabeleça um local de estudo adequado: escolha um ambiente que seja iluminado, tranquilo e arejado. Elimine os distrações, principalmente celulares, tablets ou outros dispositivos eletrônicos que possam atrapalhar a atenção;
  2. Cuide da saúde em geral: uma boa noite de sono, alimentação saudável e hidratação também são muito importantes para o processo de aprendizagem;
  3. Adote métodos de estudo: algumas técnicas podem tornar o processo de estudo mais fácil. Vale conhecer e escolher a que mais se combine com você: mapa mental, técnica Pomodoro, resumos ou classificação de tarefas.
  4. Estabeleça horários: preparar uma grade horária para estudar cada disciplina pode ajudar. Você pode deixar essa grade em um local visível para se localizar mais facilmente.
  5. Seja precavido: a organização da grade pode incluir um calendário das aulas. Desta forma, você ler os conteúdos e estudar para as aulas do dia seguinte com tempo suficiente.