Marista Lab

Afinal, qual é o papel da escola na formação do cidadão? 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

É na escola o processo de ensino e aprendizagem que os estudantes têm acesso a ferramentas e conhecimentos que os ajudam a desenvolver uma noção moral e ética que vão prepará-los para exercer sua cidadania. 

Nesse sentido, a educação é um processo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual as pessoas estão conscientes de seus direitos e deveres.  

E a escola é um dos palcos para esse acontecimento, pois os princípios apresentados durante as aulas e vivências na escola vão servir de base para o comportamento de jovens e crianças. 

Para entender melhor como a escola influencia a formação de um cidadão, continue lendo este post e veja como a educação é uma peça-chave para a transformação de pessoas e comunidades. Aproveite a leitura! 

Qual é o papel da escola na formação do cidadão? 

Quando pensamos na escola, a primeira associação imediata é a de ser um espaço para transmissão de saberes intelectuais e técnicos de diferentes áreas do conhecimento. Sem dúvidas, essa é uma importante função da escola, mas seu papel não se restringe a isso. 

Além de oferecer um ambiente de ensino e aprendizagem, na escola, jovens e crianças interagem socialmente, convivendo e se relacionando com outras pessoas, tendo a oportunidade também de construir valores e atitudes para identificar direitos e deveres que são essenciais para o convívio harmônico entre os indivíduos. 

É nesse processo de interação e descoberta do outro — de fora do círculo familiar — que a mediação da escola se torna ainda mais significativa. Por meio de uma abordagem pedagógica com propósito, intenção e humanização, a escola exerce um papel fundamental em conduzir essa interação entre os estudantes. 

A escola oferece aos estudantes mecanismos importantes para ajudá-los a aprimorar seu pensamento crítico, estimular a empatia e autonomia e aprender e aperfeiçoar uma gama de competências e habilidades que serão muito úteis em sua vida pessoal e profissional. Tudo isso contribui para a sua formação como cidadão, as chamadas soft skills. 

Em um mundo de intensas e rápidas transformações, como a tecnologia, globalização e outras mudanças socioeconômicas, essas capacidades são ainda mais exigidas. Sendo assim, a escola atua em várias frentes e campos, colaborando para a formação integral de jovens e crianças, não se limitando a apenas saberes técnicos. 

Como a escola atua na formação do cidadão? 

Como falamos, instituições de ensino colocam em prática uma série de recursos e ferramentas pedagógicas que ajudam jovens e crianças a absorver conhecimentos e também trabalhar diferentes esferas do ser, como autoconhecimento e comportamento social. 

Em termos práticos, a escola contribui para a formação do cidadão de diferentes maneiras. A seguir, destacamos alguns fatores que comprovam essa relação. 

Estimula o autoconhecimento e individualidade 

A escola é um dos primeiros ambientes que uma criança frequenta fora de seu círculo familiar. Por isso, é um relevante espaço de socialização. 

Junto com as vivências que ela absorve da família, na escola, o estudante pode começar a processar suas próprias ideias na medida em que interage com colegas de diferentes contextos. Essa experiência é essencial para a construção da sua individualidade e personalidade. 

Nesse ponto, é útil ressaltar a importância da qualidade da educação e do alinhamento entre valores familiares e os valores da escola. Uma diferença muito grande entre os princípios e convicções da família e da escola pode ser confuso para as crianças e atrapalhar sua formação. 

Além disso, uma instituição pouco preparada para lidar com alunos nessa etapa de crescimento pode fazer com que esse processo seja pouco proveitoso para a criança, dificultando essa jornada de construção. 

Colabora para a construção do pensamento crítico 

O pensamento crítico é um importante aprendizado para a vida de qualquer sujeito em sociedade e uma das funções mais fundamentais da escola na formação do cidadão. Isso acontece porque, ao longo das aulas e das mediações, estudantes estarão expostos a atividades nas quais terão que: 

  • tomar decisões avaliando seus impactos e consequências; 
  • interpretar situações; 
  • examinar problemas e contextos com base em ideias fundamentadas; 
  • debater com colegas sobre assuntos sociais, históricos e culturais; 
  • elaborar propostas e pensar em soluções para problemas apresentados. 

Todo esse exercício leva à construção de um senso crítico. Na sociedade, essa habilidade ajuda seres humanos a avaliar diversas situações e circunstâncias para saber como agir ética e moralmente. 

Trabalha valores éticos e morais 

Para que a convivência nas instituições de ensino seja harmoniosa, visto que existem vários estudantes de diversas realidades coabitando o espaço, estimular valores ligados ao respeito, à tolerância, à gentileza e à empatia são essenciais atribuições da escola que impactam a formação do cidadão. 

Com exemplo, alunos aprendem que esses saberes devem ser replicados não somente dentro da escola, mas em todos os ambientes sociais. 

Promove vivências coletivas 

A escola é um espaço coletivo por excelência e, durante sua jornada acadêmica, estudantes terão muitas oportunidades de trabalhar em grupos. 

Seja para o desenvolvimento de um projeto pedagógico ou durante uma prática esportiva, o trabalho em equipe faz parte do dia a dia nas escolas. 

Ser capaz de colaborar, atuando bem em equipes, é uma das soft skills (ou habilidades interpessoais) mais requisitados do mercado de trabalho. Sendo assim, esse é um importante aprendizado que o estudante aplicará em sua rotina escolar e que será útil para toda sua vida. 

Por que os Colégios Maristas são uma ótima opção na formação de cidadãos? 

Nos Colégios Maristas, a educação é vista como um processo de desenvolvimento integral desde os primeiros anos, contemplando não somente conhecimentos técnicos, mas aspectos emocionais, espirituais e sociais na formação de jovens e crianças, com base em valores humanos e solidários. 

A Pastoral Marista é uma das iniciativas que colabora para promover um ambiente escolar acolhedor e fraterno, no qual o diálogo e o protagonismo de cada estudante são valorizados.  

Dentre outras iniciativas,  ela promove ações e projetos de solidariedade, que mostram outras realidades para os estudantes e oferecem vivências únicas para ajudar no desenvolvimento do pensamento crítico. 

Optar por uma escola que foca no desenvolvimento integral, trabalhando habilidades socioemocionais e acadêmicas é vital para ajudar estudantes para atuar no mundo com mais confiança e protagonismo. 

Se você gostou do artigo, que tal conhecer mais sobre nosso colégio e nossa proposta pedagógica? Clique aqui e agende uma visita!