Práticas educativas

Programação desplugada, o que é isso?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Com atividades lúdicas e longe das telas, é possível ensinar conceitos de codificação para crianças

Muitos pais podem achar que ensinar programação para crianças é algo complexo ou podem estar preocupados com seu tempo de tela. Mas com a programação desplugada, até mesmo os pequenos podem aprender sobre o conceito de codificação facilmente, sem usar o computador. 

A programação desplugada usa recursos lúdicos para introduzir a linguagem da programação por meio de jogos e atividades criativas. Isso pode ser feito por meio de um tabuleiro de xadrez, por exemplo, usado para ensinar lateralidade, criação de rotas e resolução de problemas, a base para desenvolver o pensamento computacional.

Porque aprender programação desplugada?

Existem muitos benefícios de codificação para alunos que vão além do uso de um computador. A programação tornou-se outra forma de alfabetização, como uma nova linguagem, habilidade que as crianças que estão crescendo na era digital provavelmente irão usar bastante durante toda a vida. As habilidades aprendidas na codificação são aplicáveis também ​​a muitos outros campos.

Veja como para introduzir conceitos da programação com as crianças usando blocos de construção:

Construa um robô 

Esta atividade desconectada ensina às crianças dois conceitos básicos de codificação:  algoritmo e sequência. Um algoritmo se refere a um conjunto de instruções para realizar uma tarefa. Uma sequência se refere à ordem das etapas em um algoritmo. O objetivo deste jogo é construir uma figura de Lego (robô) corretamente, ouvindo apenas as instruções verbais do programador.

Materiais necessários:

  • Blocos de Lego 
  • Parede divisória (como um pedaço de papelão)

Como jogar:

Duas crianças devem sentar-se frente a frente na mesa. Coloque o pedaço de papelão no meio da mesa, criando uma divisória. Dê uma figura de robô de Lego já montada a uma das crianças (o programador), mas certifique-se de que a outra (o computador) não a veja.

Dê as mesmas peças de Lego que estão no robô para a outra criança (o computador). Peça ao programador para dar uma instrução de cada vez para construir a montagem do robô. A intenção é construir o robô sem ver o modelo e apenas ouvindo as instruções do programador.

Se eles não conseguirem recriar o robô Lego, eles perceberão que há algo errado com as instruções e precisarão verificá-las novamente. Este é um conceito chave de codificação chamado depuração.