Marista Lab

Saúde na infância: como as atividades físicas na escola podem ajudar? 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

O que vem a sua cabeça quando o assunto é: saúde na infância? Carteira de vacinação em dia; ida regulares ao pediatra; socialização; tempo de qualidade em família; prática de atividades física e mais. 

Tudo isso faz parte da rotina saudável de uma criança, sabemos bem. Mas hoje vamos falar sobre a importância da atividade física para a saúde dos pequenos, especialmente, da necessidade e valorização dos exercícios praticados dentro do ambiente escolar. 

A escola tem um papel fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, por muitos motivos que envolvem: aprendizado didático, socialização, desenvolvimento psicomotor, comunicação e, também, para a descoberta do apreço pelos exercícios físicos. 

Muitos pais e responsáveis focam seus esforços e até cobranças quanto ao desempenho dos filhos em disciplinas escolares tradicionais como português, matemática e línguas. 

E o incentivo para que os pequenos se dediquem aos esportes praticados nas aulas de educação física e, também, no rol de atividades extracurriculares, acaba ficando de lado. 

Na Era Digital, onde todos passam boa parte do tempo sentados olhando e vivendo por pequenas telas luminosas, o incentivo à prática de atividades físicas se torna cada dia mais importante e fundamental, afinal, é preciso dosar o tempo on e offline

Vamos entender melhor qual a ligação entre saúde na infância e atividades físicas na escola e, porque os pais precisam prestar mais atenção ao que os colégios oferecem aos seus alunos. 

Saúde na infância: por que incentivar seu filho a praticar esportes é tão importante? 

Todo mundo sabe que a criança precisa gastar energia durante o dia, desde a primeira infância a ânsia por explorar o mundo, aprender coisas novas e o despertar da curiosidade e da criatividade faz parte do dia a dia dos pequenos. 

Andar, correr, pular, testar os limites do próprio corpo e suas habilidades é primordial para um desenvolvimento completo e sadio. 

E essa necessidade não se restringe apenas aos primeiros anos de vida de uma criança, mas precisa ser estimulada e incentivada até o final da adolescência. 

A rotina escolar, muitas vezes, pode ser desafiadora e até estressante para o estudante e, a prática de atividades físicas, entra justamente como uma válvula de escape para que eles possam descarregar energia e oxigenar corpo e cérebro para poderem permanecer saudáveis. 

As aulas de educação física presentes nas grades escolares não estão lá por acaso, a inclusão de esportes nas atividades extracurriculares, muito menos. 

A OMS vem alertando nos últimos anos pelo crescente número de crianças e adolescentes diagnosticados com diabetes, hipertensão, depressão e obesidade

Por isso, tanto a entidade quanto a classe médica, reiteram e faz campanhas incentivando a necessidade de promover as atividades esportivas, em conjunto com uma alimentação saudável, como mecanismo para reverter a crescente onda de crianças sedentárias em todo o mundo. 

Confira 5 razões que provam que atividades físicas são fundamentais para a saúde na infância! 

#1 Ajuda no desenvolvimento e crescimento 

Exercícios quando praticados desde os primeiros anos de vida melhoram o desenvolvimento infantil, pois trabalham o fortalecimento da coordenação motora, senso de liderança, tomada de decisões, favorecem a memória, a concentração e a criatividade — o que é ótimo para o aprendizado. 

#2 Fortalece sistema ósseo, muscular e as articulações 

Atividades físicas praticadas desde cedo ajudam no fortalecimento muscular, ósseo e das articulações. Como consequências melhoram, também, o sistema imunológico, respiratório e cardiovascular. 

#3 Afasta o sedentarismo e seus males 

Criança que não pratica uma atividade física sequer, acaba concentrando suas energias em outro lugar. Em jogos de computador, excesso de uso de smartphone e, claro, no consumo de calorias.  

Atividades físicas regulares afastam doenças ligadas ao sedentarismo como diabetes, hipertensão, ansiedade, depressão, insônia e obesidade. 

#4 Estimula a socialização e o trabalho em equipe 

Futebol, basquete, judô, ballet, ginástica olímpica e artística, tênis, vôlei e tantas outras ajudam na socialização dos pequenos.  

Além disso, ensinam de forma prática e eficiente sobre trabalho em equipe, hierarquia, liderança, resiliência, inteligência emocional, responsabilidade e sobre a importância de saber ganhar e perder. 

#5 Incentiva o gosto por uma rotina esportiva 

É muito mais fácil que um adolescente ou jovem adulto tenha interesse por exercícios físicos, quando esses já estão imersos nesse universo e rotina.  

Incentivar a prática esportiva já na primeira infância é um investimento para toda a vida, pois o hábito se torna algo presente e necessário, assim como escovar os dentes, dormir e se alimentar. 

Como os Colégios Maristas incentivam a prática de atividades físicas? 

Os Colégios Maristas se preocupam com o bem-estar completo de seus alunos, por isso, sua metodologia de ensino inclui já no Ensino Infantil atividades que promovem o desenvolvimento completo dos pequenos. 

Além de incluir aulas de Educação Física e Artes na grade curricular, também, oferecem atividades extracurriculares que favorecem a boa prática esportiva. 

O mesmo vale para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, cada fase da vida escolar é respeitada e a prática de atividades física adaptada para melhor atender as necessidades dos alunos. 

Promovendo assim, uma rotina saudável e acolhedora para todos. Para estimular ainda mais a prática esportiva, os alunos contam com infraestrutura de primeira, profissionais especializados, intercâmbio esportivo e, claro, podem participar das Olimpíadas Maristas (OLIMAR). 

Uma rotina saudável deve ser incentivada pelos pais e pela escola já na primeira infância para que no futuro a criança colha os benefícios. 

É importante, também, que a escola saiba trabalhar cada fase e apresentar opções de atividades coerentes com cada idade e fase da vida do aluno. 

Não é necessário colocar os pequenos em 5, 10 atividades simultaneamente, tenha calma, veja como seu filho se adapta e deixe que o interesse surja por incentivo próprio. 

E, então, você já sabia que a prática de atividades físicas é fundamental para uma boa saúde na infância? Conheça de perto todo currículo pedagógico multidisciplinar dos Colégios Maristas para cada fase da vida do seu filho.