Adolescência

5 dicas para manter os adolescentes motivados nas aulas on-line

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Organização e rotina facilitam o aprendizado e o envolvimento com o estudo

Se convencer adolescentes a fazer qualquer coisa já é um desafio em tempos normais, imagine na pandemia, quando as aulas mudaram totalmente de figura. No lugar de encontrar os amigos na escola, agora é preciso se contentar com a interação por meio da tela do computador – o que requer uma motivação adicional. Como os pais podem motivar os filhos a se interessarem pelo aprendizado on-line?

Primeiro, os pais precisam acompanhar o desempenho dos filhos, compartilhar conhecimentos, colaborar com o ambiente de estudo durante as aulas on-line e valorizar cada etapa do processo. Organização e preparo são fundamentais. 

Como incentivar os adolescentes a estudarem?

Alguns fatores podem ajudar – e muito – a tornar um estudo parte do cotidiano. O ambiente onde o adolescente assiste as aulas e faz as atividades deve estar preparado todos os dias. Um espaço previamente organizado acalma o estudante, além de dar condições para que todas as tarefas sejam feitas de maneira tranquila.

Sabemos que pode ser difícil para o adolescente manter o seu local de estudos arrumado, porém, se essa atividade for incluída na rotina, será realizada de forma mais fácil e rápida. A rotina também colabora para que a aprendizagem aconteça de maneira mais eficiente. 

Como a organização pode beneficiar os adolescentes?

“Planejar horários de estudo e cumpri-los ajuda no equilíbrio emocional e na retomada do que foi aprendido durante as aulas. Com organização e rotina, o estudante se sente mais seguro e a sua participação nas aulas fica mais efetiva e prazerosa”, afirma a coordenadora de Ensino Médio do Colégio Marista Goiânia, Maria Cristina Borges.

Para que isso aconteça de forma mais eficaz, uma dica é organizar um quadro com a rotina de horários semanais, adicionando as atividades que também são realizadas nos horários extracurriculares, como tempo para descanso, jogos e leitura. Assim, a semana ficará organizada e todas as atividades poderão ser cumpridas.

Confira 5 formas para motivar os filhos adolescentes nas aulas on-line:

1) Identifique a maneira com que aprende com mais facilidade. É possível adotar metodologias de estudo como o Scrum, a Técnica Pomodoro e mapas mentais, por exemplo;

2) De acordo com a maneira de estudo preferida, avalie como cada Componente Curricular pode ser melhor compreendido;

3) Monte pequenos grupos de estudo com os amigos, no qual cada um fique responsável por um Componente que tem maior facilidade;

4) Use a tecnologia a seu favor: registre ideias, palavras que se relacionam com os conteúdos, faça exercícios e provas on-line do que foi estudado, grave vídeos explicando sobre a matéria para enviar aos outros.

5) Organize o seu local de estudos sempre que terminar uma aula. Isso inclui arrumar os materiais sempre no mesmo local, para facilitar a sua localização quando precisar.

Os comentários estão desativados.